10 de junho de 2010

Cor.

Antes de mais, este texto deveria ter sido inserido junto à proposta da cor, mas, por motivos técnicos, só foi possível apresentá-lo agora.

A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de partículas electromagnéticas sobre células especializadas da retina, que transmitem, através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes reflectem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma cor.

A cor é um elemento crucial na vida de qualquer ser humano, na medida em que é presença assídua no ambiente que o envolve. Assim, surge inevitavelmente associada ao mundo das sensações, uma vez que a presença ou ausência de uma determinada cor provoca reacções distintas em cada pessoa.

O mundo da cor é percepcionado através da visão, mas o cérebro desempenha igualmente um papel crucial, podendo afirmar-se que os olhos serão os sensores, mas o cérebro é o processador.

O olho humano é bastante complexo, não tendo simplesmente a tarefa de captar a realidade como se se tratasse de uma máquina fotográfica. Este também se ajusta à intensidade luminosa e provoca impulsos nervosos que se estendem até ao cérebro, onde se efectua, efectivamente, a visão.

Uma mesma cor pode ser interpretada por cada um de nos de diferentes formas, logo é possível assumir uma cor relativa como sendo verdadeira.

Através do olho humano, a cor pode ser descrita pela quantidade de luz acromática (saturação), reflexão de luz (luminosidade) e objectos emissores de brilho (brilho).

É impossível falar de cor sem falar de luz, pois a primeira é o resultado da existência da segunda. Assim, se não existisse luz, apenas existira preto, que é definido como não cor.

O preto resulta de uma total absorção da luz, enquanto que o branco reflecte toda a luz. Deste modo, o branco e o preto não são exactamente cores, mas características da luz.

A cor constantemente apreendida por nós, seres humanos, e, aparentemente, as diversidades tonalidades d cor que conseguimos diferenciar não são mais do que cores isoladas, no entanto, estas vão surgindo como combinações entre outras. Assim, existem vários tipos de cor.


Cores primárias

O amarelo primário, o azul ciano e o vermelho magenta são cores primárias. Cores independentes que não se podem decompor e não derivam da mistura de outras cores.

A sua mistura é que permite a definição de outras cores. Se esta mistura for simultânea obtém-se a cor preta, falando-se numa mistura subtractiva de cores, pois o seu resultado é a inexistência de cor (preto).





Cores secundárias

O verde, o laranja e o violeta são cores secundárias, pois resultam da mistura das cores primarias em quantidades desiguais.

Amarelo Primário + Azul Ciano = Verde

Amarelo Primário + Vermelho Magenta = Laranja

Azul Ciano + Vermelho Magenta = Violeta


Da mistura simultânea destas cores obtém-se a cor branca, falando-se numa mistura aditiva, pois o branco resulta da soma das outras cores, sem perder as suas qualidades.


Cores terciárias


As cores terciárias resultam da mistura entre uma cor primária e uma cor secundária e não compõem o círculo cromático.

Priria + Secundária = Terciária




Num âmbito psicológico, fala-se na temperatura das cores, podendo distinguir-se cores frias e cores quentes.


Cores frias

Como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio (à água, gelo, mar. céu, árvores, etc.). São, essencialmente, todas as cores que derivam do violeta, azul e verde.

Cores quentes

Surgem, por oposição às cores frias, associadas a sensações de calor (sol, fogo, vulcões em erupção, etc.) e adrenalina. Derivam, fundamentalmente, do amarelo, laranja e vermelho.



Cores neutras


As cores neutras são o branco, o preto e o cinzento e têm esta designação pela sua origem.

O branco resulta da soma de todas as cores e implica a presença de luz e o preto, por outro lado, significa a total ausência de luz, não derivando, aparentemente, de qualquer cor.

Os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, de branco e preto. O resultado de qualquer cor que se misture com branco será sempre claro, pelo contrário, caso se misture com preto, será escuro.

As cores têm uma grande dimensão psicológica e exercem determinadas sobre os seres humanos.

Culturas distintas podem ter diferentes significados para certas cores. Por exemplo, a cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazis e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e, naturalmente, provoca uma reacção de atenção nos indivíduos.

A cor exerce especial importância nas Artes Visuais. Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo, entre outras áreas, esta é geradora de emoções e sensações.

Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas e outras como mais serenas e tranquilas, entre outras sensações passíveis de serem transmitidas.

A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.

A tomada de consciência desta realidade levou à aprendizagem da utilização das cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e a cor passou a ter finalidades e funcionalidades praticas, para além das estéticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.


O PRETO está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O BRANCO associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.

O CINZENTO pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

O BEGE é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

O VERMELHO é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

O VERMELHO-ESCURO significa elegância, requinte e liderança.

O VERDE significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O VERDE-ESCURO está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

O VERDE-CLARO significa contentamento e protecção.

O AMARELO transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

O LARANJA é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.

O AZUL é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

O AZUL-ESCURO, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

O AZUL-CLARO significa tranquilidade, compreensão e frescura.

O CASTANHO é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O ROXO transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

O LILÁS, significa espiritualidade e intuição.

O ROSA significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O ROSA-CLARO está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

O SALMÃO está associado à felicidade e à harmonia.

O PRATEADO é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

O DOURADO está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.




E assim se percebe que, para além de todas os factores técnicos, a cor se reveste de uma grande dimensão psicológica e que a forma como a percepcionamos condiciona a interpretação do mundo que nos rodeia.

Aqui seguem também algumas imagens que serviram de inspiração à elaboração da proposta de trabalho:















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