26 de abril de 2010

Proposta nº 3

A terceira proposta de DCV consistia, de um modo geral, em aplicar a cor à comunicação visual.

Para tal, devíamos escolher três objectos de comunicação visual como imagens, páginas ou capas de jornais ou revistas, cartazes, anúncios publicitários, embalagens, entre outros, e manipular os seus elementos constituintes ao nível da cor, com vista a alterar o significado da mensagem visual veiculada.

Neste sentido, procedemos à selecção de três imagens distintas que alteramos consoante o nosso objectivo.

Assim:




Esta foi a primeira imagem escolhida, fazia parte de uma cena de um filme de cowboys.

Como se pode ver, na imagem original, os cowboys têm um ar sério, corajoso, demonstrando a sua força física e também a das armas. Na segunda imagem, apenas pela alteração da cor da sua roupa para cores bastante alegres, quase folclóricas como verde, roxo, amarelo, cor-de-laranja…, facilmente se trocou aquela mensagem séria que a primeira transmitia para uma mensagem muito mais leve e divertida, até um pouco carnavalesca, arriscando-me a dizer quase ridícula.

É interessante verificar que, somente pela modificação da cor, muda todo o ambiente da imagem, parecendo até que os cowboys sorriem na segunda fotografia, em oposição à expressão carregada que têm na primeira.




A nossa segunda escolha recaiu sobre a perspectiva de a mudança da cor poder alterar a estação do ano.

Assim, procurámos uma imagem que simbolizasse a Primavera e optámos por esta que representa uma árvore verdejante, num jardim com uma relva também ela bastante verde, onde ainda se vêem algumas flores. O azul do céu mostra também um dia claro sem grande nebulosidade.

Alterando as cores, criámos uma paisagem de Outono. Transformámos as verdes folhas da árvore em folhas avermelhadas, características desta época do ano. Atribuímos à relva um tom mais acastanhado que lhe retirou toda a frescura primaveril e quanto ao céu, decidimos escurecê-lo ligeiramente, a ponto de criar a ilusão de nebulosidade e ameaça de chuva. Nesta imagem, alterámos ainda a sebe que se vê ao fundo, tornando-a verde mais escura.

Através deste exemplo, facilmente se percebe que a mudança das estações do ano é, também, uma mudança das cores características numa determinada época do ano. E assim alteramos o significado da mensagem visual inicial.





Quanto à terceira imagem, esta surge associada a cinema, nomeada aos Óscares que galardoam os actores, realizadores…

Apesar de haver diferentes classificações como actor principal ou actor secundário, dentro de uma determinada categoria, os Óscares premeiam a personagem que se destaca e, assim, receber um Óscar significa ser o melhor de uma categoria em particular.

Não se faz distinção entre quem recebe um Óscar, pois as estatuetas são todas iguais, todas douradas. Contudo, alterando a cor das mesmas, para prateado ou para um tom avermelhado, cor de bronze, conseguimos atribuir à imagem um significado diferente. Incluímos nela o conceito de competição e assim um dos Óscares (cor de bronze) passa a ser conotado com a terceira posição numa determinada categoria, outro (prateado) com a segunda posição e, por fim, o dourado é exclusivo para o grande vencedor, o que não acontece na imagem original.

Mais uma vez, a alteração da cor altera o significado da imagem. Passa-se de uma situação de igual importância para uma situação de competição, como se na segunda imagem de um pódio se tratasse.


Segue-se mais um exemplo, ao qual foi aplicada a mesma alteração:











Como a terceira opção parece ter ficado àquem das expectativas, decidimos escolher uma imagem completamente diferente. Assim, desta vez, a ecolha recaiu sobre o cartaz de um filme, The Nightmare before Christmas.

A imagem original é um pouco sombria, predominando cores escuras que apenas contrastam com o amarelo da lua e outras cores das personagens situadas no lado direito da mesma.

Na imagem alterada pretendíamos "romper" com este clima sombrio e, por isso, utilizámos cores mais alegres como vermelho, verde, azul, cor-de-rosa... Com estas alterações, criámos uma paisagem diurna em oposição à noite representado no cartaz original. A lua foi também transformada em sol, utilizando-se para tal cores pouco convencionais como cor-de-rosa e cor-de-laranja.

Em suma, nesta quarta opção alterámos o espírito subjacente ao filme Nightmare before Christmas, através da utilização de cores alegres que o dotam de um cariz mais infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário